Equipe de Corrida OPS

 

Há quatro anos o Osasco Plaza Shopping vem demonstrando como cuidar da saúde de seus funcionários, incentivando-os a prática esportiva, neste caso a corrida de rua.  A equipe formada por profissionais do seu quadro da segurança ainda oferece uma parceria com instituições públicas de segurança, Guarda Civil e Polícia Militar.  Esta pluralidade na formação da equipe proporciona uma integração inédita entre forças de segurança pública e privada.

A equipe formada por nove (9) atletas ao longo dos quatro (4) anos já correu, somando a participação de todos componentes, mais de 500 provas do calendário nacional e internacional. Dentre elas a tradicional corrida de São Silvestre, a maratona (42 km) internacional de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Além de provas menores como meias maratonas (21 Km) da cidade de São Paulo, Meia Sampa e provas menores de (10 km), não menos importantes como a tradicional corrida Centro Histórico de SP, dos Bombeiros (Ipiranga) e Sargento Gonzaguinha (15 Km). Esta última serve como teste para a corrida de São Silvestre uma vez que ela ocorre um mês antes e têm a mesma distância.

Os corredores apesar de suas rotinas profissionais, buscam em seus horários de folga treinar, o que demonstra uma mudança de hábito em suas vidas, participando assim de uma parcela diferenciada da população que mantém regularidade da prática de uma atividade física, colhendo os benefícios do esporte em sua saúde física e mental tão importantes, principalmente para estes profissionais que sofrem com tanto estresse da violência do mundo atual.

Esta parceria entre as instituições é bilateral. A Guarda Civil também oferece aos atletas da equipe suas acomodações físicas como a academia de condicionamento físico e seu ambulatório de fisioterapia, para dar suporte a prática do esporte e caso haja alguma necessidade no tratamento de contusões e lesões.

A equipe vem amadurecendo e evoluindo no esporte, que tem suas variações, com participação em provas de montanha.   Obteve resultados interessantes. No ano de 2016 participando da Copa Paulista de corridas de montanha conquistou seis Pódios (6), das oito etapas, ficando em segundo lugar na classificação final da copa, na faixa etária (44 a 49) anos. Os resultados não param por aí. Na segunda etapa da copa paulista de corridas de montanha, que aconteceu em Monteiro Lobato(SP), conseguiram formar dobradinha no pódio, conquistando segundo e terceiro lugares na faixa etária dos 45 aos 50 anos.

Mas, parece que para esta equipe SUPERAR OS LIMITES, segue como tradição quase um lema desta grande empresa. Este ano, dois de seus atletas, completaram uma ULTRAMARATONA de setenta e cinco (75) km em 9 horas, onde, percorreram a distância entre as cidades de Bertioga à Maresias, no litoral norte do estado de São Paulo. Prova esta que já havia sido feita em revezamento por trio, desta mesma equipe por dois anos consecutivos (2015 e 2017).

O Osasco Plaza Shopping, com seu modelo inovador de gestão, buscando a integração entre forças de segurança, unindo-os através do esporte em uma equipe de corrida, acerta mais uma vez dando exemplo de como a iniciativa privada pode proporcionar aos seus colaboradores uma melhor qualidade de vida, indo além, oferendo aos servidores públicos esta possibilidade.

 

Marcos Batista Dos Santos

(Fisioterapeuta e Classe Distinta da GCM atleta de corrida da equipe do Osasco Plaza Shopping)